terça-feira, 13 de junho de 2017

Provérbios 8. 18 a 36

17. "Eu amo aos que me amam, e os que cedo me buscarem, me acharão.
18. Riquezas e honra estão comigo; assim como os bens duráveis e a justiça.
19. Melhor é o meu fruto do que o ouro, do que o ouro refinado, e os meus ganhos mais do que a prata escolhida.
20. Faço andar pelo caminho da justiça, no meio das veredas do juízo.
21. Para que faça herdar bens permanentes aos que me amam, e eu encha os seus tesouros.
   22. O Senhor me possuiu no princípio de seus caminhos, desde então, e antes de suas obras.
23. Desde a eternidade fui ungida, desde o princípio, antes do começo da terra.
24. Quando ainda não havia abismos, fui gerada, quando ainda não havia fontes carregadas de águas.
25. Antes que os montes se houvessem assentado, antes dos outeiros, eu fui gerada.
26. Ainda ele não tinha feito a terra, nem os campos, nem o princípio do pó do mundo.
27. Quando ele preparava os céus, aí estava eu, quando traçava o horizonte sobre a face do abismo;
28. Quando firmava as nuvens acima, quando fortificava as fontes do abismo,
29. Quando fixava ao mar o seu termo, para que as águas não traspassassem o seu mando, quando compunha os fundamentos da terra.
30. Então eu estava com ele, e era seu arquiteto; era cada dia as suas delícias, alegrando-me perante ele em todo o tempo;
31. Regozijando-me no seu mundo habitável e enchendo-me de prazer com os filhos dos homens.
   32. Agora, pois, filhos, ouvi-me, porque bem-aventurados serão os que guardarem os meus caminhos.
33. Ouvi a instrução, e sede sábios, não a rejeiteis.
34. Bem-aventurado o homem que me dá ouvidos, velando às minhas portas cada dia, esperando às ombreiras da minha entrada.
35. Porque o que me achar, achará a vida, e alcançará o favor do Senhor.
36. Mas o que pecar contra mim violentará a sua própria alma; todos os que me odeiam amam a morte".
(Provérbios 8.17 a 36)
Quanto mais a pessoa teme e respeita a Deus, mais odiará o mal. O amor ao Senhor não pode coexistir com o amor pelo pecado. Abrigar iniquidades secretas significa tolerar o mal dentro de si. Rompa com o pecado e comprometa-se completamente com Deus.
Deus disse que a sabedoria é um atributo fundamental. É o alicerce sobre o qual toda vida é construída. Os apóstolos Paulo e João podem ter feito alusão a algumas declarações de Salomão sobre a sabedoria para para descrever a presença de Cristo na criação do mundo.
"O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda criação;
porque nEle foram criada todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades, tudo foi criado por Ele e para Ele.
E Ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por Ele".
(Colossenses 1. 15 a 17)
"Para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em caridade e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus - Cristo,
em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência".
(Colossenses 2.2 e 3)
O gentil convite da sabedoria é mais desejável do qualquer coisa, e leva-nos a uma vida bem-aventurada.
Boa noite com Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário