terça-feira, 20 de junho de 2017

Cafarnaum

Minhas fotos das ruínas
Situa-se ao lado Norte do Mar da Galiléia, terra natal de Simão Pedro. Jesus fez de Cafarnaum a sua casa durante os anos de seu ministério. "...Jesus retirou-se para a Galiléia, deixou Nazaré e foi morar em Cafarnaum, às margens do mar da Galiléia, no território de Zebulum e de Naftali, para cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías"  Mateus 4.12b e 14.
Pedro e seu irmão André, Tiago e João, filhos de Zebedeu e Levi-Mateus, filho de Alfeu, um coletor de impostos também moravam aqui. Marcos 2.13 e 14
Hoje as ruínas são propriedades de duas igrejas; franciscanos e ortodoxa grega.
A estátua do Apóstolo Pedro dando as boas vindas logo na entrada.
Na porta, a Cruz de Jerusalém - Li que tem várias interpretações...
As quatro cruzetas nos cantos simbolizariam os quatro evangelhos, ou as quatro direções  nas quais a Palavra de Cristo se espalhou, a partir de Jerusalém. Ou, as cinco cruzes podem simbolizar as cinco chagas de Cristo durante a Paixão.
Foram recuperados moinhos de farinha e lagares de azeite
 "Eles foram para Cafarnaum e, logo que chegou o sábado, Jesus entrou na sinagoga e começou a ensinar. Todos ficaram maravilhados com o seu ensino, porque lhes ensinava como alguém que tem autoridade e não como os mestres da lei. Justo naquele momento, na sinagoga, um homem possesso de espírito imundo gritou: "O que queres conosco, Jesus de Nazaré? Vieste para nos dedstruir? Sei que tu és, o Santo de Deus"."Cale-se e saia dele!", repreende-o Jesus. O espírito imundo sacudiu o homem violentamente e saiu dele gritando. Todos ficavam tão admirados que perguntavam uns aos outros; "O que é isto? Um novo ensino - e com autoridade! Até os espíritos imundos Ele dá ordens, e eles lhe obedecem". As notícias a seu respeito se espalharam rapidamente por toda a região da Galiléia" - Marcos 1. 21 a 28.
Na sinagoga Jesus deu o sermão sobre "O Pão da Vida" João 6.35 a 59
Em Lucas 7. 1 a 10 e  Mateus 8 . 5 a 13, Jesus cura o servo de um centurião
Em 1990 foi dedicado o moderno Memorial do Apóstolo Pedro construido sobre as ruinas da casa e a Basílica Bizantina. é uma igreja octagonal suportada por grandes pilares que a separam do solo. Permite aos turistas observar os vestígios arqueológicos tanto do exterior do templo, passando por baixo, como do interior, através de óculo quadrangular aberto no centro da nave.
Ruínas da casa do Apóstolo Pedro 
Vista aérea
Curou a sogra de Pedro - Mateus 8. 14 "E Jesus, entrando na casa de Pedro, viu a sogra deste, acamada e com febre. E tocou-lhe na mão, e a febre a deixou; e levantou-se e serviu" .
Curou o filho de um homem nobre que estava em Cafarnaum João 4.46
Lucas 18.25: Fala a respeito da incrível passagem da cura do paralítico em que alguns homens desceram a maca pelo telhado, até o meio, diante de Jesus.
Jesus predisse a destruição dessa cidade, pois, segundo Ele, se o muitos milagres que foram feitos ali tivesssem sido feitos em outras cidades, elas teriam se arrependido e se convertido - Mateus 11.23 e 24.
Caminho de FÉ!

2 comentários:

  1. Locais que amava visitar. Confesso, que nos dias de hoje, teria medo de lá ir. Quem sabe um dia..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria,
      Gostaria de voltar "passando por cima do medo!" rs...
      Obrigada.
      Beijos, Deus abençoe.

      Excluir