quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Provérbios 18.4

"As palavras do homem são águas profundas, mas a fonte da sabedoria é um ribeiro que transborda"
As palavras do homem x A fonte de sabedoria; Águas profundas x Ribeiros que transborda - Possivelmente um contraste entre as meras palavras de um homem (que nem sempre são de sabedoria), com as palavras da fonte de sabedoria (a própria Palavra de Deus). E são muitas as diferenças...
A Palavra de Deus não é influenciada por cultura, época, cultura ou religião;
A fonte da Palavra de Deus é um Deus justo, reto e santo;
A Palavra de Deus foi inspirada ( II Timóteo 3.16) pelo criador do homem, que conhece o homem muito melhor que o próprio homem;
A Palavra de Deus é tão atual hoje quanto foi ontem e o será amanhã.
"Águas profundas x Ribeiros que Transborda", possivelmente o texto fala da diferença de aspecto da água (escura para as  "águas profundas" e clara, límpida, transparente para o "ribeiro").
Pense naquela água refrescante, pura e límpida - Estamos falando da fonte de sabedoria, que é o conselho divino; pense naquela água escura que não revela o seu conteúdo verdadeiro - eis o conselho do homem.
"Ribeiro que transborda", é maravilhoso pensarmos na "inesgotabilidade" do conselho divino, é literalmente ilimitado. Pense na figura de uma fonte de água. Nos maravilhamos em olhar para ela e ver que é continua e não acaba.
O homem pode ser sim, uma fonte de águas do ribeiro, na medida em que suas palavras vierem da fonte da sabedoria. Que sejamos instrumento do Senhor, levando sua instrução límpida, refrescante e inesgotável aos outros e que nos beneficiemos dela a cada momento, estudando diariamente a Palavra de Deus.
(Queridos, desculpe, não lembro quem escreveu...)
Deus abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário